Aprendizagem Inspiração Criatividade

terça-feira, 19 de junho de 2018

Tema: IoT - Observatório -  Evento

BNDES: Pilotos de IoT

     Mais um importante movimento da Internet das Coisas no Brasil ocorreu nesta segunda-feira 18 de junho de 2018: foi realizada a apresentação dos detalhes do "BNDES Pilotos de IoT". Trata-se de um desdobramento do estudo “Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil", apoiado pelo BNDES em parceria com Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O objetivo agora é selecionar projetos-piloto de testes de soluções tecnológicas de Internet das Coisas (IoT) que serão apoiados com recursos não reembolsáveis nos três ambientes priorizados: Cidades, Saúde e Rural.

Abertura
   O evento reuniu, com o auditório do BNDES no Rio de Janeiro cheio durante todo o dia, autoridades de IoT no Brasil, representantes do Executivo (MCTIC), Legislativo, BNDES, empresas privadas com atuação em IoT e instituições científicas e tecnológicas  (ICTs). 
Deputado Federal Vitor Lippi, presidente da
 Frente Parlamentar Mista em Apoio às Cidades Inteligentes e Humanas
     Acompanhando atentamente as apresentações, estava também presente Jon “Maddog” Hall, diretor executivo da Linux International, uma organização mundial sem fins lucrativos, que busca disseminar e promover o Linux e outros sistemas de código livre.
Contextualização, detalhamento e esclarecimentos
     O encontro serviu para esclarecer os critérios de escolhas para projetos pilotos de IoT, detalhar o  regulamento do processo de seleção e colocar em contato todos os atores envolvidos, visando criar conexões que favoreçam o estabelecimento de consórcios, potenciais candidatos à concessão  dos recursos financeiros não reembolsáveis do "BNDES Pilotos de IoT". A participação do Banco poderá chegar a 50% dos itens financiáveis. O valor mínimo do apoio a cada plano de projetos-piloto será de R$ 1 milhão.

Paticipação e sinergia       
     
     A execução dos projetos-piloto deverá incluir duas iniciativas principais: integração de tecnologias e avaliação técnica do impacto. Cada projeto-piloto abrangerá um ou mais casos de uso que serão testados em plataformas de experimentação (test beds) ou diretamente em ambientes reais de uso.
Apresentação das ICTs
     Esforços e recursos desta natureza são fundamentais para a "pavimentação" de uma infraestrutura tecnológica, que permitirá o desenvolvimento econômico e social de nosso país nos próximos anos.
_______________________________________

1) Para mais detalhes e informações, navegar pelas páginas e documentos disponíveis no site do BNDES.
   
          BNDES Pilotos IoT - Internet das Coisas
          Disponível em: <https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/onde-atuamos/inovacao/iot/bndes-projetos-piloto-internet-das-coisas>
Fonte: BNDES
2) Para uma visão geral do estudo, rever a postagem de 1 de julho de 2017.

              Estudo Internet das Coisas

     Boa navegação!

             Prof. Lourival Moreira (I\o/Tbr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas e sugestões