Aprendizagem Inspiração Criatividade

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Tema: IoT - Aplicações -  Cidades Inteligentes - Testes - INMETRO - ABDI

Ambiente de demonstração de tecnologias para cidades inteligentes

   A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) estabeleceram um acordo de cooperação para implantação  do “Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes".  O acordo é fruto da visão estratégica que considera as tecnologias para cidades inteligentes fundamentais para o desenvolvimento da indústria de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) no Brasil.

   O propósito do projeto "Ambiente Demonstrativo"  é "fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua competitividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços,  potencializando a implantação de Cidades Inteligentes e Humanas no Brasil".

  Será possível a realização de testes e demonstrações práticas em tempo real in loco, com simulação de fenômenos urbanos e aplicação de soluções inteligentes, em uma mini cidade no campus do Inmetro em Xerém, situado em uma reserva ambiental de 2,3 milhões m² no Rio de Janeiro. 

   O ambiente vivo, real e agnóstico, como campo físico de testes,  possibilitará a avaliação de soluções integradas aplicadas em cenários físicos e virtuais: hardware e software. Já são mais de 100 (cem) empresas cadastradas para a realização de 33 tipos de testes para aferição de eficiência, interoperabilidade e cibersegurança. É o maior campo de testes e avaliações de soluções para smart cities da América Latina.

     Os resultados subsidiarão a definição de programas de conformidade para tecnologias voltadas para cidades inteligentes, além de propostas de medidas para estímulo do mercado e o desenvolvimento das indústrias.

1) Entenda as fases e o escopo do projeto, como campo de testes para as empresas e como vitrine para os gestores públicos, assistindo aos vídeos.

        Título: Spin - INMETRO/ABDI 
        Duração: 3min:05s    Idioma: Português
        Disponível em: <https://youtu.be/Jr57WDqPbso>

 Spin - INMETRO/ABDI
Fonte: ABDI/Inmetro

       Título: ABDI e Inmetro estão tornando as cidades brasileiras mais inteligentes
        Duração: 3min:21s    Idioma: Português
        Disponível em: <https://youtu.be/gjVHEEGVaBI>

 Fonte: ABDI/Inmetro

2) Navegar pelas páginas do projeto para obter familiarização e visão geral.

          Título: Entre no universo das cidades do futuro
          Disponível em: <http://cidadesinteligentes.abdi.com.br/>

3) Ler a caracterização dos onze cenários previstos no projeto, a saber: (1)  a infraestrutura de Telecomunicações e o CICC; (2)  a iluminação pública inteligente- postes inteligentes; (3) controle do ambiente de mobilidade pública; (4) controle do trânsito, transporte e veículos; (5) controle do ambiente natural e de desastres; (6)  controle do saneamento básico – abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais ; (7) gestão informatizada e inteligente da segurança pública; (8) município gerador de energia; (9) construções e edificações inteligentes; (10) saúde, Educação e qualidade de vida; e   (11) administração pública informatizada.

          Título: Cenários do Projeto “Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes"
          Disponível em: <http://cidadesinteligentes.abdi.com.br/downloads/cenarios.pdf>

        Bom vídeo, boa navegação e boa leitura !!!

          Prof.Lourival (I\o/T br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas e sugestões