Aprendizagem Inspiração Criatividade

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Tema: IoT - Aplicações -  Cidades Inteligentes - Básico

Cidades inteligentes

     Com o aumento exponencial do ritmo de urbanização, o crescimento populacional, as mudanças climáticas e os fluxos migratórios,  dentre outros fatores, as cidades estão enfrentando desafios sem precedentes.Há uma pressão para que se tornem  cada vez mais  “inteligentes".

     As necessidades e demandas das cidades diferem muito, mas estão apoiadas em três pilares básicos: sustentabilidade social, econômica e ambiental. Refletir sobre o conceito de smart city não é modismo ou questão meramente tecnológica. Além de incluir tecnologias digitais na infraestrutura urbana, a cidade inteligente (smart city) possibilita a melhoria na qualidade e no modo de vida das pessoas (QoL - Quality of Life), com melhores serviços públicos, maior eficiência cotidiana, maior participação cidadã, melhor mobilidade e melhores condições ambientais. Por isso, nosso objetivo hoje é formar uma base de conceitos sobre o tema, tão relevante na construção de um futuro melhor habitável.

1) Comecemos selecionando um free ebook "de cabeceira". Vale a pena "folhear". É uma publicação de 62 páginas elaborada em 2014 pela IEC (International Electrotechnical Commission), que dá uma visão geral de demandas, planejamento, valores, modelos e princípios envolvidos, além de trazer definições de conceitos básicos, exemplos e casos.

      Título: Orchestrating infrastructure for sustainable Smart Cities
      Autor: IEC               
      Disponível em: <http://www.iec.ch/whitepaper/pdf/iecWP-smartcities-LR-en.pdf>

Fonte: IEC 

2) Para um aprofundamento do uso da Internet das Coisas (IoT) nas cidades brasileiras, sugiro a leitura dos relatórios 7A e 13 do Estudo “Internet das Coisas" apoiado pelo BNDES, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Este estudo foi realizado em 2017  para o diagnóstico e a proposição de plano de ação estratégico para o país em Internet das Coisas (Internet-of-Things - IoT).

      Título: 7A - Relatório de aprofundamento das verticais - Cidades  (PDF - 4,3 MB)
      Autor: BNDES
      Disponível em: <https://www.bndes.gov.br/wps/wcm/connect/site/776017fa-7c4a-43db-908f-c054639f1b88/relatorio-aprofundamento+das+verticais-cidades-produto-7A.pdf?MOD=AJPERES&CVID=m3rPg5Q>

Fonte: BNDES 

      Título: 13 - Cartilha das Cidades  (PDF - 13 MB)
       Autor: BNDES
      Disponível em: <https://www.bndes.gov.br/wps/wcm/connect/site/db27849e-dd37-4fbd-9046-6fda14b53ad0/produto-13-cartilha-das-cidades-publicada.pdf?MOD=AJPERES&CVID=m7tz8bf>

Fonte: BNDES

3) Fechando, um artigo da revista EXAME de julho/2017, onde são apresentados três casos de smart cities.

      Título: Conheça 3 cidades inteligentes pelo mundo
      Autor: Estúdio ABC
      Disponível em: <https://exame.abril.com.br/tecnologia/conheca-3-cidades-inteligentes-pelo-mundo/>     

Boa leitura !!!

          Prof.Lourival (I\o/T br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas e sugestões