Aprendizagem Inspiração Criatividade

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Tema: IoT - Aplicações - Carro conectado

Carro conectado: entendendo o básico

     Alguns carros têm hoje mais capacidade computacional embarcada do que um avião a jato, com até 100 unidades unidades de controle eletrônico programáveis (electronic control units - ECUs) e até 100 milhões de linhas de código ajudando a executar tudo, desde o controle do motor até sistemas de  comunicação, conforto, infotenimento, navegação, segurança e assistência ao motorista.  As tecnologias e os vários sistemas de rádio frequência (RF)  estão tornando o carro inteligente e conectado uma realidade. 

1) Para construir um alicerce de conhecimentos básicos, sugiro a leitura do seguinte ebook gratuito.

       Connected cars for dummies
       Qorvo Special Edition
       by Lawrence Miller

     Neste livro, são abordadas os  as visões e tendências que conduzem a veículos autônomos, como funciona o ecossistema de comunicação de veículos e a sua evolução, as tecnologias que permitem comunicações V2X, as tecnologias de comunicação RF empregadas,    casos de uso e oportunidades.


2) Para entender melhor como o modelo tecnológico e de negócios para automóveis está caminhando para uma abordagem focada em software e serviços, ler o artigo abaixo.

                 The future of the modern car is actually digital
                 By Bob O'Donnell  May 23, 2017

3) Para ter uma ideia de como são feitos testes para garantir desempenho, segurança e conexão, sugiro consultar o application card da  Rohde&Schwarz. Para uma abordagem técnica mais detalhada, sugiro ler também o application note

                 Automotive Infotainment Testing
                 



                 RF Testing on Automotive Infotainment Devices (Application Note 1MA275)
4) Para uma visão geral de fatores críticos de projeto e padrões industriais de qualidade, o artigo abaixo é uma boa referência.

               Automotive Quality Standards 101: What Qualification Really Gets You
               by Qorvo, 2018

        Boa leitura !!!

          Prof.Lourival (I\o/T br)