Aprendizagem Inspiração Criatividade

domingo, 27 de maio de 2018

Tema: Conectividade - Virtualização  SD-WAN, SDN, VFN e Telco Cloud


Virtualização de Rede


     A explosão dos serviços em nuvem e do tráfego de banda larga nas conexões das empresas levam à necessidade de uma melhor visibilidade do tráfego, que atenda às políticas de negócios e ao acompanhamento da conformidade dos indicadores de nível de serviço (Service Level Agreements - SLAs). Os impactos no congestionamento, latência e custo de banda podem resultar  em uma experiência ruim na conexão, em uma estrutura de alto custo ou na inviabilidade de algumas aplicações. Software Defined WAN (SD-WAN) é uma abordagem automatizada e programável destinada a gerenciar os custos de conectividade e dos circuitos de uma rede empresarial ou mesmo de operadoras móveis, e que permite uma operação e gestão de rede flexível, ágil e escalável.
      Também, a demanda "anydevice, anytime, anywhere" de conexão móvel em banda estreita ou larga, impõe que as novas gerações das redes de Telecom sejam baseadas em automação, virtualização e interfaces abertas: as chamadas Telco Cloud.
     Plataformas abertas, ágeis, orientadas por software e baseadas em padrões são facilitadoras para evoluções tecnológicas e criam alinhamento operacional, permitindo um melhor gerenciamento  dos ciclos de vida dos serviços e a oferta de melhores serviços. Gestão das funções de rede física (Physical Network Function - PNF) de terceiros, roteamento, segurança, optimização de Wide Area Network (WAN) , serviços wireless, sistemas de operações/negócios (OSS/BSS) e clientes são áreas que podem ser integradas com funções de rede virtualizadas (virtual network functions - VNFs). 
     Virtualização, SD-WAN, VFN, SDN e Telco Cloud, são os conceitos em foco na postagem de hoje! 
                                          Fonte: Juniper Networks

1) Para uma analogia comparativa VNF x PNF veja aqui
              
        Technology Analogy: Physical and Virtual Network Functions
        Por Milind Kulkarni, 2015
        Disponível em: <https://www.linkedin.com/pulse/technology-analogy-physical-virtual-network-functions-milind-kulkarni/>


2) Para entender melhor a SD-WAN (Software Defined WAN), ler o artigo

        Para entender uma SD-WAN.
        Por Juniper Networks, 2016

3) Leia o post abaixo e assista ao vídeo embutido na página, para ter uma noção da importância do núcleo das redes das operadoras móveis tornarem-se definidos por software (SDN - Software Defined Network),   diante do continuo crescimento da demanda de serviços móveis, que impõem novas capacidades de rede e  padrões de tráfego cada vez mais imprevisíveis, além de estarem preparadas para o 5G.

         Telco cloud - manage sudden data growth with unlimited capacity
          Por NOKIA, 2018.
          Disponível em: <https://networks.nokia.com/solutions/telco-cloud>

4) Um caso de parceria em Pesquisa e Desenvolvimento, que "explora a viabilidade de uma plataforma de próxima geração baseada em automação, virtualização e interfaces abertas para oferecer suporte a uma ampla variedade de serviços digitais seguros e de alto desempenho", pode ser didático, no sentido de mostrar a relevância do tema.

         Juniper Networks e TIM para impulsionam a evolução de Telco Cloud por meio de parceria de P&D       
          Por Juniper Networks, 2018.
          Disponível em: <http://www.junipernetworks.com.br/juniper-networks-and-tim-sign-agreement-to-drive-telco-cloud-evolution>

5) Por fim, navegar pelas ideias discutidas em fevereiro no Mobile World Congress 2018 vai reforçar, ainda mais, a importância da virtualização nas redes WAN e, em especial, nas redes móveis.

         Mobile World Congress 2018
          Por SDX Central, 2018.
          Disponível em: <https://www.sdxcentral.com/tag/mobile-world-congress-2018/>
          
Boa leitura e navegação,

      Prof.Lourival   (I\o/T br)