Aprendizagem Inspiração Criatividade

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Tema: IoT -  Evento - Resumo do Painel IoT no Clube Naval, RJ

      O evento realizado ontem, 27 de novembro, no Clube Naval - Rio de Janeiro reuniu autoridades, estudiosos e especialistas para discutir aspectos estratégicos, regulatórios, tecnológicos e de fomento em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) em Internet das Coisas no Brasil.  Foi promovido pelo grupo CTEM (Grupo Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática) do Departamento Cultural do Clube. A organização e a abertura do evento foi realizada pelo Comandante Joel Medeiros. Cinco palestras, seguidas de debate e demonstração ocorreram no elegante Salão de Conselheiros.
 
      Tive o privilégio de moderar o Painel e de palestrar sobre a importância estratégica da Internet das Coisas e suas aplicações nas áreas de Defesa e de Segurança Pública.

Aspectos estratégicos e aplicações militares

       Na segunda palestra, o Professor Doutor José Afonso Oliveira Júnior da Fundação Getúlio Vargas ressaltou a importância da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em IoT, mostrou como os projetos de Internet das Coisas têm atraído os recursos públicos e privados, e apresentou os editais nacionais e internacionais das agências de fomento que apoiaram desenvolvimento nesta área em 2018.


Linhas de fomento para Projetos em IoT.

      O Engenheiro Fabio Alencar da ABRASAT abordou os desafios regulatórios e tributários da Internet das Coisas no Brasil, e fez uma comparação com o papel da FCC (Federal Communications Commission) no desenvolvimento de IoT nos Estados Unidos.
Questões regulatórias e tributárias

      O painelista seguinte, Engenheiro Waldo Russo da Union Engenharia, abriu o amplo leque de opções de tecnologias, padrões e protocolos capazes de prover conectividade em IoT: satelitais e terrestres, em banda licenciada e não licenciada. Um panorama geral comparativo foi feito, abrangendo as Low Power Area Network (LPWAs), as Wireless Neighbohood Area Network (WNANs), as Wireless Local Área Network (WLANs), as Wireless Factory Area Network (WFANs), as Wireless Home Area Network (WFANs), Wireless Personal Area Network (WPANs) e a de Proximidade (NFC - Near Field Comunication). As diferentes opções de conexão por satélite também foram discutidas na apresentação, incluindo as de alto throughput (HTS - high-throughput satellite), as operadoras nas bandas Ka, Ku e V, AIS, ASM e GNSS, as constelações de satélites de baixa órbita (LEO -Low Earth Orbit) e os pequenos satélites para IoT.

Padrões, tecnologias e protocolos de conectividade.

      O Engenheiro Guilherme Cavalcanti da LOKA Systems apresentou um panorama da produção agropecuária no Brasil, os seus desafios e como diferentes possibilidades de aplicações de IoT na agroindústria podem contribuir no enfrentamento destes óbices. Em seguida à sua palestra, foi realizada uma  demonstração prática de aplicação de solução da LOKA Systems com conectividade Sigfox.
Aplicações de IoT na Agroindústria.



Estação Móvel da demonstração feita pela LOKA Systems

      A última palestra coube ao Engenheiro Renato Vianna da Hispamar, que apresentou soluções e aplicações de IoT via satélite com conectividade em Banda Ka HTS, para mobilidade ou backhaul, exemplificando com aplicações para as áreas rural, agricultura e meio ambiente.


                                                        Soluções IoT via satélite.

     Na fase de perguntas e debates, a audiência contribuiu com muitos questionamentos e insights valiosos. Especialistas da Comunidade  Tudo Sobre IoT estiveram presentes, acompanhados da idealizadora Thelma Troise, reconhecida no meio corporativo e de negócios como uma das maiores influencers na área da Internet das Coisas, conforme ressaltado pelo painelista Guilherme Cavalcanti.
 Participação de experts da comunidade TSIOT no evento.

      O encerramento do Painel foi conduzido pelos Comandantes Joel Medeiros e  Mario Neiva, que fizeram os agradecimentos e entregaram os certificados de participação.

Encerramento

       Os vídeos e material do painel serão oportunamente colocados disponíveis no portal de Internet do Departamento Cultural do Clube Naval:
                        https://www.clubenaval.org.br/novo/V%C3%ADdeos-das-Palestras.

      No cenário mundial da #transformação digital, as infraestruturas digitais tornaram-se molas mestras do desenvolvimento científico, econômico e social de um país.  Diante deste contexto, a #Internet das Coisas e a #Indústria 4.0 são pilares  estratégicos básicos para um promissor futuro do Brasil. O evento, além de muito esclarecedor, contribuiu na conscientização desta importância estratégica.

        Boas reflexões!!!

          Prof.Lourival (I\o/T br)



  


(Fotos: IoTbr, TSIOT, HISPAMAR e LOKA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas e sugestões