Aprendizagem Inspiração Criatividade

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Leitura e Navegação do Dia

Tema:  IoT - Dispositivo - Tecnologias de acesso - Regulação e normas

No Brasil, cabe à ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) administrar o espectro de radiofreqüências, expedindo as respectivas normas, e compatibilizá-las às normas internacionais estabelecidas pela ITU-R.

       

A Resolução Resolução nº 506, de 1º de julho de 2008 republica o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita. Um dispositivo (device) IoT sem fio (wireless) é um "equipamento de radiocomunicação de radiação restrita", portanto, deve estar em conformidade com o estabelecido nesta resolução, que disciplina, principalmente, questões de tempo, frequência, potência e outras características e condições de uso e de transmissão. Da mesma forma, os equipamentos da infraestrutura que dão acesso a estes dispositivos também devem estar de conformidade com a resolução 506.

1) Dê uma passada de olhos nos títulos das seções do Capítulo III (DAS CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE USO) desta resolução, que dá uma idéia da gama de dispositivos e aplicações abrangidos por ela. Quais os dispositivos e aplicações constantes nas seções X e XIII?
       http://www.anatel.gov.br/legislacao/resolucoes/2008/104-resolucao-506

2) A seção XII trata de Sistemas de Identificação por Radiofreqüências (RFID). Recorra ao Artigo 2o da norma e defina o que é um Sistema de Identificação por Radiofreqüência (RFID) ou similar. É sempre diático ler as definições contidas nas normas.

3) Acesse a página da ITU-R especificada abaixo. O que trata este setor da União Internacional de Telecomunicações (ITU - International Telecommunication Union)? Qual a sua missão?
       https://www.itu.int/en/ITU-R/Pages/default.aspx


4) No dia 25 de maio de 2016, em Genebra, Suíça, foi realizada uma sessão do Conselho da UIT, com a participação de Grupos Relatores da Comissão Brasileira de Comunicação (CBC). Acesse a página indicada abaixo e responda. Qual o tema que aparece na relação, que foi tratado pela CBC 2 - Radiocoumicações?
       http://www.anatel.gov.br/institucional/ultimas-noticiass/1145-reuniao-preparatoria-para-o-conselho-da-uit-sera-realizada-nesta-terca-17


Boa leitura!!

Prof.Lourival
    I  \o/ Tbr