Aprendizagem Inspiração Criatividade

sábado, 9 de agosto de 2025

Energia e Sociedade: primeira turma de mestrado EAD participa de atividades presenciais no CEFET-RJ

   No dia 3 de maio de 2025, o Programa de Pós-Graduação em Energia e Sociedade (PPGES) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) promoveu no Campus Maracanã atividades presenciais do mestrado profissional, iniciado neste ano. O mestrado profissional em Energia e Sociedade é o primeiro do país aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na modalidade de educação a distância (EAD) (CEFET-RJ, 2025; OLIVEIRA et al, 2024).

Primeira Turma de Mestrado Profissional (PPGES)
Fonte: CEFET-RJ

   O PPGES é um programa interdisciplinar dividido em duas linhas de pesquisa: Energia Limpa e Meio Ambiente e Gestão e Desenvolvimento Social. O mestrado é destinado a profissionais e acadêmicos interessados na área. Além da base teórica, o programa do curso inclui estudos de casos práticos e análise de projetos que visam à inovação no setor energético.

   Alunos de diversas regiões do país estiveram na Unidade Maracanã, onde foram realizadas aulas e avaliações do curso. 

   As atividades foram conduzidas em três fases. Na primeira, pela manhã, os estudantes apresentaram seus projetos de pesquisa e participaram de sessões de perguntas e respostas com os professores presentes, promovendo troca de conhecimentos e a ampliação da rede de contatos. Na segunda fase, ao final da manhã, eles visitaram alguns dos laboratórios da instituição que desenvolvem pesquisas relacionadas à energia, com o objetivo de aprofundar a compreensão na área. À tarde, foi realizada a terceira fase do encontro, quando os alunos participaram de dinâmicas em grupo para a realização de experimentos práticos de forma colaborativa.

   Os Professores Nival Nunes de Almeida, Yara Cristina Azaline Moreira e Lourival José Passos Moreira conduziram a terceira fase do encontro, que teve como objetivo geral "consolidar, através da experimentação e da observação prática, os fundamentos científicos e tecnológicos que embasam a “geração” (transformação), acumulação e conversão de energia".

   Como a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis de energia está baseada principalmente nos efeitos magneto-eletro-mecânico, fotovoltaico e eletroquímico, a partir de uma abordagem hands on (learning by doing), buscou-se: (1) descrever os fundamentos científicos e tecnológicos de diferentes métodos de geração de energia elétrica; (2) demonstrar a geração, acumulação e conversão da energia elétrica; (3) relacionar a aplicações práticas de geração de energia elétrica, a partir de fontes renováveis; (4) estimular o pensamento crítico e a visão holística ao redor do tema; e (5) estimular o trabalho em equipe e a troca de saberes e experiências entre os membros do grupo.

   Após um briefing e explanação teórica feitos pelos professores, os alunos puderam verificar os princípios da geração/conversão da energia elétrica, através de experimentos interativos.

Briefing e explanação teórica

Experimentos interativos

   Segundo a vice-diretora do Cefet/RJ, Gisele Vieira, o encontro evidenciou a importância da instituição ao oferecer uma educação de alta qualidade, que contribui para o  desenvolvimento de pesquisas sobre o impacto das transformações energéticas na sociedade. “Essa atividade acadêmica reforçou o compromisso do Cefet/RJ com a educação das pessoas e a investigação de novos saberes, a fim de compartilhá-los com a sociedade, por meio da promoção de estudos que integram teoria, prática e inovação”, finalizou a gestora (CEFET-RJ, 2025).

   Na ocasião, os Professores Nival Nunes e Lourival Moreira apresentaram o portal educativo de conteúdo aberto sobre tecnologias de energias renováveis por eles coordenado: https://renovavel.eletricidade.tec.br

   Foi um dia rico em troca de saberes e aprendizagens para todos os discentes e docentes.

Portal educativo: energias renováveis

Referências

CEFET-RJ, Comunicação Social. 1ª turma de mestrado EAD participa de atividades presenciais na Unidade Maracanã. Página institucional do CEFET-RJ. Publicado em 08 de maio de 2025. Disponível em <https://www.cefet-rj.br/index.php/noticias-campus-maracana/9503-1-turma-de-mestrado-ead-participa-de-atividades-presenciais-na-unidade-maracana>. Acesso em 09 de maio de 2025.

OLIVEIRA, Cintia Machado de; VIEIRA, Gisele; e ALMEIDA, Nival Nunes. Programa de Pós-Graduação em Energia e Sociedade (PPGES): Portfólio de Pesquisas e Projetos. Rio de Janeiro: CEFET-RJ/DIPPG, 2024. Disponível em: <https://dippg.cefet-rj.br/ppges/attachments/article/94/Portfolio%20PPGES.pdf>. Acesso em 09 de maio de 2025.


Fotos do Evento

Briefing



Hands On



            





Troca de Saberes








quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Compras no metaverso: tendência ou ilusão?

   Foi ministrada pelo Prof.Lourival Moreira em 17 de junho de 2025 a palestra "Compras no metaverso: tendência ou ilusão?".

  O evento online faz parte do ciclo de palestras sobre Consumo sustentável em tempos de IA  e da Agenda 2030,  promovido pelo Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT),está inserido no âmbito do Projeto Ágora. 

   O IFHT é uma unidade acadêmica pertencente ao Centro de Educação e Humanidades (CEH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).


Conceito de Metaverso

   A Professora Angela Mendes e o Professor Bonel foram anfitriões e moderadores pelo IFHT.

 Durante a palestra, o Prof.Lourival fez uma demonstração exemplificando o uso de ambiente de metaverso para simulação de um robô de desinfecção hospitalar, o Higia. O vídeo desta demonstração está disponível em https://meta.verso.tec.br/modelos/Higia_Metav_Amplif.mp4


Simulação do Robô Higia no Metaverso

   O replay da palestra pode ser acessado em: https://www.youtube.com/watch?v=59Q0n_JDbW0

QR Code dos slides

   Referências e material de estudo sobre o tema "Metaverso" podem ser acessados no portal aberto educativo https://meta.verso.tec.br 

Portal 






terça-feira, 25 de março de 2025

 HÍGIA: Robótica aplicada à saúde

    A terceira versão do protótipo do robô de desinfecção hospitalar HÍGIA foi demonstrada em 24 de março de 2025 no evento 33ª UERJ Sem Muros (USM).  Estudos comprovam (MEMARZADEH, 2021) a ação germicida da irradiação ultravioleta C (UVC), situada na faixa de 100 a 280 nm. O robô teleoperado transporta luminárias UVC e agrega inteligência capaz de ampliar a cobertura da iluminação para áreas de sombra ou pouco iluminadas. Assim, a fonte de luz germicida (UVGI - ultraviolet germicidal irradiation) pode ser conduzida para pontos mais próximos das superfícies e das atmosferas a higienizar.

Figura - Família de protótipos Hígia.

    As lâmpadas tubulares UVC a vapor de mercúrio de baixa pressão emitem energia no comprimento de onda de 253 nm, apontado pela literatura como eficaz em ação germicida (MEMARZADEH, 2021).

Figura - Emissão UVC do Hígia.

    O progresso do projeto é avaliado em nove níveis de maturidade de tecnologia da escala TRL - Technology Readness Level (HÉDER, 2017). Parte do estudo de princípios básicos e de novas tecnologias (TRL1) e busca atingir a comprovação da eficácia do sistema robótico em ambiente operacional real (TRL9) em espaços médicos hospitalares. 

Vídeo da demonstração.

   O suporte acadêmico, profissional e financeiro ao projeto se dá em modelo de hélice tripla (universidade, empresa e órgão de fomento), com recursos da FAPERJ, C3 Engenharia e UERJ. A base robótica é fornecida pela robo.tec.br, parceira da C3 Engenharia. O projeto é coordenado pelos Professores Norberto Mangiavacchi  (UERJ), Joel Martins de Medeiros (C3 Engenharia) e Lourival José Passos Moreira (C3 Engenharia/robo.tec.br).

Figura - Daniel Kämpffe (UERJ/Lab. GESAR), Prof.Lourival Moreira (C3/robo.tec.br), Profª Angela Mendes (UERJ) e Prof. Joel Medeiros (C3 Engenharia)


Pôster do projeto.

Referências    

HÉDER, Mihály.    From NASA to EU: The Evolution of the TRL scale in public sector innovation. Innovation Journal: The Public Sector Innovation Journal", Volume 22(2), 2017, article 3. Disponível em <https://innovation.cc/wp-content/uploads/2017_22_2_3_heder_nasa-to-eu-trl-scale.pdf>. Acesso em 08 de março de 2025

MEMARZADEH, Farhad. A Review of Recent Evidence for Utilizing Ultraviolet Irradiation Technology to Disinfect Both Indoor Air and Surfaces. Applied biosafety : journal of the American Biological Safety Association vol. 26,1 (2021): 52-56. doi:10.1089/apb.20.0056. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36033964/>. Acesso em 08 de março de 2025.