Aprendizagem Inspiração Criatividade

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Tema: IoT -  Evento - Resumo do Painel IoT no Clube Naval, RJ

      O evento realizado ontem, 27 de novembro, no Clube Naval - Rio de Janeiro reuniu autoridades, estudiosos e especialistas para discutir aspectos estratégicos, regulatórios, tecnológicos e de fomento em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) em Internet das Coisas no Brasil.  Foi promovido pelo grupo CTEM (Grupo Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática) do Departamento Cultural do Clube. A organização e a abertura do evento foi realizada pelo Comandante Joel Medeiros. Cinco palestras, seguidas de debate e demonstração ocorreram no elegante Salão de Conselheiros.
 
      Tive o privilégio de moderar o Painel e de palestrar sobre a importância estratégica da Internet das Coisas e suas aplicações nas áreas de Defesa e de Segurança Pública.

Aspectos estratégicos e aplicações militares

       Na segunda palestra, o Professor Doutor José Afonso Oliveira Júnior da Fundação Getúlio Vargas ressaltou a importância da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em IoT, mostrou como os projetos de Internet das Coisas têm atraído os recursos públicos e privados, e apresentou os editais nacionais e internacionais das agências de fomento que apoiaram desenvolvimento nesta área em 2018.


Linhas de fomento para Projetos em IoT.

      O Engenheiro Fabio Alencar da ABRASAT abordou os desafios regulatórios e tributários da Internet das Coisas no Brasil, e fez uma comparação com o papel da FCC (Federal Communications Commission) no desenvolvimento de IoT nos Estados Unidos.
Questões regulatórias e tributárias

      O painelista seguinte, Engenheiro Waldo Russo da Union Engenharia, abriu o amplo leque de opções de tecnologias, padrões e protocolos capazes de prover conectividade em IoT: satelitais e terrestres, em banda licenciada e não licenciada. Um panorama geral comparativo foi feito, abrangendo as Low Power Area Network (LPWAs), as Wireless Neighbohood Area Network (WNANs), as Wireless Local Área Network (WLANs), as Wireless Factory Area Network (WFANs), as Wireless Home Area Network (WFANs), Wireless Personal Area Network (WPANs) e a de Proximidade (NFC - Near Field Comunication). As diferentes opções de conexão por satélite também foram discutidas na apresentação, incluindo as de alto throughput (HTS - high-throughput satellite), as operadoras nas bandas Ka, Ku e V, AIS, ASM e GNSS, as constelações de satélites de baixa órbita (LEO -Low Earth Orbit) e os pequenos satélites para IoT.

Padrões, tecnologias e protocolos de conectividade.

      O Engenheiro Guilherme Cavalcanti da LOKA Systems apresentou um panorama da produção agropecuária no Brasil, os seus desafios e como diferentes possibilidades de aplicações de IoT na agroindústria podem contribuir no enfrentamento destes óbices. Em seguida à sua palestra, foi realizada uma  demonstração prática de aplicação de solução da LOKA Systems com conectividade Sigfox.
Aplicações de IoT na Agroindústria.



Estação Móvel da demonstração feita pela LOKA Systems

      A última palestra coube ao Engenheiro Renato Vianna da Hispamar, que apresentou soluções e aplicações de IoT via satélite com conectividade em Banda Ka HTS, para mobilidade ou backhaul, exemplificando com aplicações para as áreas rural, agricultura e meio ambiente.


                                                        Soluções IoT via satélite.

     Na fase de perguntas e debates, a audiência contribuiu com muitos questionamentos e insights valiosos. Especialistas da Comunidade  Tudo Sobre IoT estiveram presentes, acompanhados da idealizadora Thelma Troise, reconhecida no meio corporativo e de negócios como uma das maiores influencers na área da Internet das Coisas, conforme ressaltado pelo painelista Guilherme Cavalcanti.
 Participação de experts da comunidade TSIOT no evento.

      O encerramento do Painel foi conduzido pelos Comandantes Joel Medeiros e  Mario Neiva, que fizeram os agradecimentos e entregaram os certificados de participação.

Encerramento

       Os vídeos e material do painel serão oportunamente colocados disponíveis no portal de Internet do Departamento Cultural do Clube Naval:
                        https://www.clubenaval.org.br/novo/V%C3%ADdeos-das-Palestras.

      No cenário mundial da #transformação digital, as infraestruturas digitais tornaram-se molas mestras do desenvolvimento científico, econômico e social de um país.  Diante deste contexto, a #Internet das Coisas e a #Indústria 4.0 são pilares  estratégicos básicos para um promissor futuro do Brasil. O evento, além de muito esclarecedor, contribuiu na conscientização desta importância estratégica.

        Boas reflexões!!!

          Prof.Lourival (I\o/T br)



  


(Fotos: IoTbr, TSIOT, HISPAMAR e LOKA)

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Tema: IoT -  Evento - Painel IoT no Clube Naval, RJ

     Será realizado no Clube Naval-  Rio de Janeiro o Painel:  Internet das Coisas - Perspectivas e Desafios no Brasil.
     Uma abordagem ampla contempla questões estratégicas, tecnológicas, regulatórias, tributárias, ambiente de negócios,  conectividade (satélite e terrestre), cases, trials e aplicações.
     "Os desafios a enfrentar e as oportunidades a explorar no Brasil, que contribuam para o desenvolvimento econômico, social, científico e tecnológico do país" é o que se pretende discutir neste Painel, conduzido por experts de renome na área.

     O evento é promovido pelo grupo CETEM (Grupo Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática) do Departamento Cultural do Clube. Ocorrerá no dia 27 de novembro às 14 horas no Salão dos Conselheiros, situado na  Av. Rio Branco 180, Centro - Rio de janeiro - RJ
     As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em :
                      http://decn.org.br/iot/ 

        Bom evento a todos !!!

          Prof.Lourival (I\o/T br)

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Tema: IoT - Observatório -  Evento

"Internet das Coisas: desafios, inovações e perspectivas para seu desenvolvimento no Brasil"

        Nesta terça-feira 6 de novembro de 2018 , realizou-se na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados (Brasília, DF) o  seminário "Internet das Coisas: desafios, inovações e perspectivas para seu desenvolvimento no Brasil".

Fonte: Câmara Notícias                                                                                         

        Foram três os painéis temáticos: (1) “Ambiente de negócios e perspectivas para o Brasil no desenvolvimento da Internet das Coisas”; (2) “Infraestrutura e conectividade para o desenvolvimento da Internet das Coisas”; e (3) “Desenvolvimento tecnológico e inovação em Internet das Coisas”.
        Participaram do evento representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES),   da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), do  Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), da Associação Brasileira Industria Elétrica e Eletrônica  (Abinee), da Associação Brasileira da Industria de Semicondutores(ABISEMI) e da Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação (P&D Brasil).

        Os debatedores ressaltaram a necessidade de mudanças na tributação do setor, de revisão do marco regulatório e de garantia da privacidade dos usuários, para assegurar a  expansão da IoT no Brasil e garantir a segurança jurídica. Segundo a Brasscom, estão previstos até 2021 investimentos no país da ordem de  R$ 280 bilhões e o estudo do MCTIC e BNDES, concluído em 2017,  estimou que o benefício esperado pode chegar a 200 bilhões de dólares por ano em 2025, nos quatro ambientes prioritários para o amplo uso de IoT no país: agronegócio, indústria, cidades e saúde. Estes expressivos números reforçam a relevância das questões que foram discutidas no seminário.

        Ao final do evento, os deputados  Goulart  (PSD-SP) e  Vitor Lippi (PSDB-SP) propuseram a criação de uma subcomissão permanente sobre o tema.

1) Programação e vídeos das apresentações.
                Disponíveis em: <http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cctci/videoArquivo?codSessao=75734>

2) Material multimídia das apresentações.
                 Disponíveis em: <http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cctci/Eventos/2018/2018-11-06-seminario-internet-das-coisas/06-11-2018-seminario-internet-das-coisas>
Fonte: Apresentação da ABINEE                                               

3) Para criar no Brasil um quadro regulatório favorável ao desenvolvimento da “internet das coisas”,  a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou em julho deste ano o Projeto de Lei 7656/17, do deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), que zera o valor de taxas e contribuições incidentes sobre as estações móveis de serviços de telecomunicações que integrem sistemas de comunicação máquina a máquina.
       A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Vale a pena ler o texto do projeto de lei, que, sobre aquelas estações:
- dispensa do licenciamento prévio;
- zera a Taxa de Fiscalização de Instalação;
- zera a Taxa de Fiscalização de Funcionamento;
- zera a Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública; e
- zera  a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica.

        A íntegra da proposta do PL-7656/2017 está disponível em: <http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=2137811>.

        Bom seminário e boa leitura !!!

          Prof.Lourival (I\o/T br)