Aprendizagem Inspiração Criatividade

terça-feira, 29 de maio de 2018

Tema: Inovação - Realidade Aumentada - Use case em Educação e Entretenimento 


Criatividade e Competência Acadêmica

     Um interessante projeto desenvolvido por Luis Carlos Sousa  e Ricardo Alves é o chamado PoolLiveAid.   A ideia nasceu em 2013 na disciplina  "Visão Computacional" do Mestrado em Engenharia Elétrica e Eletrônica na Universidade do Algarve, Portugal, lecionada pelo Prof. Dr João Rodrigues. Esteve em demonstração no Rio de Janeiro há cerca de 3 anos.
     Além de um case interessante de uso da realidade aumentada (#AR) no entretenimento e na Educação, é uma demonstração de criatividade e competência profissional e acadêmica de seus idealizadores e Professor Orientador.
     Trata-se de uma ferramenta de realidade aumentada desenhada para auxiliar jogadores amadores ou inexperientes de sinuca ou bilhar, prevendo em tempo real as trajetórias das bolas.

1) Assista ao vídeo demostrativo.

         Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hlp1gf4uRGE>


Vídeo demostrativo

2) Para uma visão técnica mais detalhada do projeto, sugiro a leitura do artigo abaixo.

SOUSA, L., Alves, R. & Rodrigues, J.M.F. Comp. Visual Media (2016) 2: 183.  https://doi.org/10.1007/s41095-016-0047-3  Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s41095-016-0047-3>.

3) Estes projetos são inspiradores. Sugiro navegar pelas páginas de web de um dos idealizadores. 

            Disponível em: <http://www.luiscarlos.pt/poolliveaid.html>

        Bom vídeo, boa leitura e navegação !!!

          Prof.Lourival (I\o/T br)