Aprendizagem Inspiração Criatividade

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Tema: IoT - Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento - Participação em evento (IT Forum)

Nos dias 7 e 8 de novembro foi realizada a quinta Edição do IT Forum Expo (http://www.itforumexpo.com.br/). O Fórum, organizado pela Zum Brazil e realizado pela IT Mídia no Transamérica Expo Center, em São Paulo, abordou em seus cinco palcos assuntos atuais como internet das coisas, inteligência artificial, carreira em TI, transformação digital, Indústria 4.0, economia compartilhada e mobilidade.

Participamos na praça temática LAB SQUARE, um ambiente em formato de laboratório tecnológico, que propiciou aos participantes do Forum experenciar diversas tecnologias.

  Foto: IT Media

          Representando o time de profissionais da comunidade IoTbr (iotbr.pro.br), pude apresentar dois protótipos de aplicação da Internet das Coisas, um na área de vestíveis (wearables) e o outro no domínio dos eletrodomésticos inteligentes (smart appliances).

Jóias Inteligentes (Smart Jewelry): a arte digital que se veste

O primeiro protótipo apresentado foi fruto de trabalho em parceria com o ateliê de joias wAyÁ, no desenvolvimento de uma linha de jóias inteligentes (smart jewelry). Em uma primeira fase está sendo inserida conectividade RFID e NFC aos seus produtos de cerâmica sobre madeira, que possibilitará integração e interoperabilidade às aplicações de  rastreamento (tracking), presentes pré-pagos (smart gift), distribuição, venda e inventário de joias (supply chain and retail), cartões inteligentes de felicitações (smart greetings), localizador de joias (smart finder), de montagem de look (smart dressing), controle de acesso (smart lock) e de análises (analytics). Cada peça ganha vida no espaço cibernético com o seu gêmeo digital (digital twin), cujos atributos são acessados através de broker de IoT na nuvem, pelas aplicações e subscribers autorizados. Além disso, será possível a certificação de autenticidade das joias por blockchain. Está à frente do projeto a designer de joias e partner da wAyÁ Aline Calixto, que une harmoniosamente a natureza às milenares técnicas de transformação da argila em cerâmica e às mais modernas tecnologias de Internet das Coisas. A consciência ambiental está presente em seu trabalho pelo reaproveitamento de madeira e no uso de lenha de reflorestamento nos fornos de produção. Ecologia, estilo, elegância e exclusividade norteiam o desenvolvimento desta linha de produtos. Os visitantes da Lab Square puderam experimentar aplicações de smart lock através de pulseira, bracelete ou broche e de identificação de joias em mostruário ou estoque.

 


Máquina de Lavar Inteligente (Smart Washing Machine): facilitando a vida dos usuários

O segundo projeto apresentado no IT Forum foi o embarque de uma eletrônica de monitoramento e controle de máquina de lavar. Está sendo desenvolvido em parceria com a empresa de manutenção de eletrodomésticos D Service. Além de medir em tempo real o consumo de água e de energia elétrica nos diversos ciclos de lavagem, possibilita o controle remoto, pela rede local ou pela Internet, das funções básicas programadas pelo fabricante, presentes no painel físico da máquina, ou mesmo parametrizar os ciclos de operação, como tempos de molho, lavagem, enxágue e centrifugação. Tudo a partir de um painel virtual na tela de um smartphone, tablet, computador pessoal ou smart TV. Adicionalmente, notificações de alarmes em condições de falhas ou anomalias, assim como o registro e análise das variáveis do sistema estão previstos, para fins de manutenção preventiva e optimização do consumo de água e de energia elétrica. Esta primeira versão está sendo desenvolvida em WiFi, mas testes com outros padrões de conectividade como LoRa, Sigfox, bluetooh LE e NB-IoT estão em estudo. À frente do projeto está o especialista em eletrodomésticos Davi Sobral de Souza, partner da D Service, que com sua profunda experiência de campo, preocupação em melhorar as experiências de seus clientes e seu espírito inovador, está empenhado no projeto e na implementação destas soluções. Os conceitos chaves do projeto são economia, funcionalidade, prevenção, sustentabilidade e experiência do usuário Os visitantes da Lab Square puderam examinar os atuadores e sensores no protótipo da máquina de lavar, e observar em operação toda a eletrônica de controle, atuação e conexão à nuvem do protótipo de smart washing machine. Foi uma experiência levada ao evento para ajudar na compreensão de como o espaço físico interage com o ciberespaço na Internet das Coisas.


        Outras apresentações e demonstrações transcorreram nos dois dias de evento na Lab Square, propiciadas pelos membros da comunidade TudosobreIoT (http://tudosobreiot.com.br), coordenada por sua idealizadora Thelma Troise.

            Saudações e parabéns a todos que contribuíram pelo nível de excelência do evento e os nossos agradecimentos a todos que visitaram a nossa demonstração.

      Prof.Lourival Moreira
      \IoT/ br

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Temas: IoT - Conectividade - LPWA - LTE para IoT (Release 13)
            IoT - Aplicações       - Utilitários (luz, água e gás)


Mobile IoT (LPWA) for Utilities

No dia 27 de setembro de 2017 este Webinário reuniu a visão de quem opera, quem distribui e quem utiliza LPWA na faixa licenciada (MIoT- Mobile IoT), em aplicações de distribuição de luz, gás e energia elétrica.
São comparadas as opções de LTE para IoT (Release 13): LTE Advanced (Cat6 - Cat 9/11+), LTE Cat 1, LTE-M (Cat M1) e NB-IoT.

O Webinário além de comparar velocidades de uplink e downlink, latência e consumo, cotrasta também as coberturas através da perda máxima de acoplamento (MCL - Maximum Coupling Loss).


1) Então, a primeira sugestão de hoje é acessar e assistir ao Webniário.

    Título: On-Demand Webinar: Mobile IoT (LPWA) for Utilities
    Autores: Svetlana Grant(GSMA), Emmanuel Maçon Dauxerre(Telit), Jan Forslow (Itron) e Gianfranco De Feo  (Pietro Fiorentini)
    Publicação: October 2, 2017
    Idioma: inglês               Duração: 1:04:15
    Disponível em: <https://www.gsma.com/iot/on-demand-webinar-mobile-iot-for-utilities/>

2) É uma boa oportunidade para refletir e avaliar a cobertura e  a penetração de um sistema celular em construções. Neste sentido, e em complemento ao Webinário, sugiro a leitura do white paper abaixo, que mostra as informações que subsidiaram o 3GPP no desenvolvimento da especificação LTE-M. O conteúdo deste artigo é muito técnico. Se você não for da área técnica, basta uma "passada de olhos".

    Título: Coverage Analysis of LTE-M Category-M1
    Autor: Altair Semiconductor
    Publicação: Version 1.0, January 2017
    Disponível em: <https://altair-semi.com/wp-content/uploads/2017/02/Coverage-Analysis-of-LTE-CAT-M1-White-Paper.pdf>
3) Questão para reflexão: o que expressa o MCL e como é calculado?

Bom webinário e boa leitura !!!

Prof.Lourival
     I\o/T br

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Tema: IoT - Conectividade - LPWA - LoRa, SigFox e NB-IoT

Debate: Low Power Wide Area Network

Existem diversas possibilidades de conectividade para os dispositivos em ecossistemas de Internet das Coisas (IoT - Internet of Things):  WiFi, BLE, RFID, NFC, DECT, GSM, eMTC, NB-IoT, Waviot, MiWi, Thread,  Ingenu, Weightless, Adaptrum, LoRa, SigFox, Zigbee PRO, Z-Wave, UWB, ISA-100, Wireless Hart, Irda, LiFi, IR UWB,...

Deste universo tão variado destacam-se o LoRa, o Narrow Band IoT (NB-IoT) e o SigFox, principalmente  pelo alcance de cada célula:  o raio de cobertura atingido pela estação rádio base chega a quilômetros (Wide Area) e com baixa potência (Low Power).

Nesta sexta-feira, dia 06 de outubro, às 11 horas da manhã, haverá um debate entre especialistas no Brasil destes três padrões.

Uma boa oportunidade para conhecermos melhor estas opções e colocarmos nossas indagações.

 Acesse o link, inscreva-se, acompanhe a transmissão online e participe do debate!

http://tudosobreiot.com.br/debate-lpwa

 Debate - LPWA

Bom proveito!

Prof.Lourival
  I \o/ Tbr

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Tema: IoT - Plataformas - FIWARE - dojot

Nesta sexta 29/09, às 16 horas, haverá uma apresentação online do dojot, uma plataforma aberta baseada no framework Fiware para o desenvolvimento de aplicações de IoT.
Lançada este mês pelo  CPqD, foi desenvolvida com financiamento do FUNTTEL (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Finep.

 Apresentação online


As atividades desta semana estão voltadas à plataforma de IoT dojot.

1) Ler os releases de lançamento da plataforma indicados abaixo.

   Título:        CPqD lança dojot, plataforma aberta para o desenvolvimento de aplicações de IoT
   Disponível em: <https://www.cpqd.com.br/releases/cpqd-lanca-dojot-plataforma-aberta-para-o-desenvolvimento-de-aplicacoes-de-iot/>
   Publicado em:  13 de setembro de 2017

   Título:        CPqD LANÇA PLATAFORMA IOT DE CÓDIGO ABERTO
   Disponível em: <http://www.telesintese.com.br/cpqd-lanca-plataforma-iot-de-codigo-aberto/>
   Publicado em:  12 de setembro de 2017

2) Navegar pelo site da plataforma dojot.

      Disponível em:  <http://www.dojot.com.br/>

      Questão para reflexão: qual a origem e o objetivo desta plataforma? (http://www.dojot.com.br/sobre/)

3) Para familiarização com FIWARE, sugiro o link abaixo.

    <https://www.fiware.org/developers-entrepreneurs/>



4) Assistir a apresentação online nesta sexta (29SET2017 às 16:00 horas).

      Disponível em:  <http://bit.ly/dojot-iot>

Boas aprendizagens !!!

     Prof.Lourival
         I\o/T br
http://iotbr.pro.br

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Leituras da Semana (Caso São Martinho e SLP)

Temas: IoT - Trial - Prova de Conceito - Agronegócio - Tecnologia LTE - Caso São Martinho
            IoT - Regulamentação - Serviço Limitado Privado (SLP) - Rede móvel privada

Em post anterior do dia 5 de julho, a aplicação de Sigfox no agronegócio foi explorada. A recomendação de leituras de hoje visa exemplificar o uso de quarta geração baseada na tecnologia LTE (Long Term Evolution) e sensoriamento de RFID (Radio-Frequency IDentification) em projeto agrícola de IoT.

Fonte da imagem: 2o Congresso Brasileiro e 
Latino-americano IoT, SP, 13/09/2017

Este caso contempla uma prova de conceito (PoC - Proof of Concept). PoC é um modelo prático que possa provar o conceito (teórico) estabelecido por uma pesquisa; neste caso, a pesquisa foi desenvolvida no âmbito do CPqD, em parceria com o  Grupo São Martinho, um dos maiores grupos do setor sucroalcooleiro do Brasil.

Um fato interessante a observar é a integração de diferentes tecnologias (LTE, WiFi, CAN, GPS e RFID), que permitem conectividade aos dispositivos instalados em colhedoras, tratores e caminhões que fazem o transporte da cana de açúcar.  


1) Primeira leitura informativa.

    Título: Maior projeto agrícola de IoT no Brasil usa LTE para efetivar controle em tempo real
    Publicação: 04/07/2017 - Newsletter Telebrasil
    Disponível em: <http://www.telebrasil.org.br/newsletter/003_iotlte.html>

2) Segunda leitura informativa.

    Título: CPqD monta rede privada LTE e aposta em IoT no Grupo São Martinho
    Publicação: 21/03/2017 - Newsletter Telebrasil
    Disponível em: <http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=44773&sid=17#.WbvWxciGPIV>

3) O caso em tela usa uma rede móvel privada e banda larga, baseada em tecnologia LTE. Trata-se de um Serviço Limitado Privado (SLP), regulado pela Resolução Anatel nº 617, de 19 de Junho de 2013. 


   Para familiarização com a regulamentação do SLP, sugiro as leituras seguintes.

    Título: Resolução nº 617
    Publicação: 19 de Junho de 2013 - Anatel
    Disponível em: <http://www.anatel.gov.br/legislacao/resolucoes/2013/480-resolucao-617>

    Título: O que é serviço limitado privado?
    Publicação: 05 de Fevereiro de 2015 - Anatel
    Disponível em: <http://www.anatel.gov.br/legislacao/resolucoes/2013/480-resolucao-617>

As leituras informativas e formativas de IoT no agronegócio têm como fator motivador o fato do setor Rural ser uma das áreas prioritárias de direcionamento de iniciativas e políticas públicas para o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT) no Brasil, de acordo com as conclusões da fase 2 do estudo técnico "Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil", que é capitaneado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Boas leituras,

Prof.Lourival
     I\o/T br

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Leitura da semana.

Temas: IoT - Conectividade - Tecnologias de Acesso - 5G
                      (Desafios e Oportunidades para as Operadoras)
                   
                    - Aplicações - Carro conectado
                      (Tecnologia C-V2X)

A introdução de serviços 5G ocorrerá em cenário tecnológico com novas exigências de conectividade. Além da banda larga móvel, a realidade virtual e realidade aumentada, cidades inteligentes, saúde (mHealth), indústria, casas inteligentes, dentre outros mercados e ecossistemas de IoT (Internet of Things) /  IoE (internet of Everything) trarão novos desafios às operadoras para atendimento de demandas massivas e de demandas críticas. Por outro lado, um imenso leque de oportunidades de negócios, em uma fatia de um promissor mercado trilhionário, será aberto.

1) O white paper a seguir da Juniper apresenta um interessante overview, incluindo um estudo de caso relativo à área automotiva (Case Study: 5G Automotive Association).

    Título: 5G: How Operators Can Maximise ROI
    Autor:  Juniper Research
    Endereço: https://www.juniperresearch.com/document-library/white-papers/5g-how-operators-can-maximise-roi


2) Aproveitando o estudo de caso e com propósito de familiarização, recomendo uma navegação pelo site da 5G Automotive Association.

    http://5gaa.org/


3) Por fim, dê especial atenção ao white paper indicado abaixo.

    Título: The Case for Cellular V2X for Safety and Cooperative Driving
    Autor:  5G Automotive Association
    Endereço: http://5gaa.org/pdfs/5GAA-whitepaper-23-Nov-2016.pdf

4) Questões para reflexão.
   4.1) O que significam as siglas ADAS, LIDAR, C-V2X, V2V, V2N, V2I e V2P ?
   4.2) Que benefícios sociais poderia trazer a tecnologia V2X?

Vídeo bônus: Introducing Cellular V2X

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WGCzzRO-q6o
Publicado por Qualcomm       Duração: 0:2:38            Idioma: Inglês

Boas leituras e navegação!!

            Prof.Lourival    I\o/t br    
                 http://iotbr.pro.br



segunda-feira, 31 de julho de 2017

Leitura e Navegação da semana.

Tema: IoT - Conectividade - Tecnologias de Acesso - JANUS e DoS (Data over Sound)
                      (A Internet das Coisas Subaquáticas)

Quando se discute tecnologias de conexão sem fio (wireless), os padrões por ondas eletromagnéticas de rádio frequência são trazidos à baila (WiFi, BLE, RFID, NFC, DECT, GSM, eMTC, NB-IoT, Waviot, MiWi, Thread,  Ingenu, Weightless, Adaptrum, LoRa, SigFox, Zigbee PRO, Z-Wave, UWB, ISA-100, Wireless Hart...), ou mesmo de luz (Irda, LiFi, IR UWB..).
Mas existe um universo de coisas subaquáticas a conectar (veículos subaquáticos não tripulados, sondas, robôs, escafandros, armamentos, iscas inteligentes, câmeras...). A grande dificuldade é a atenuação de propagação da onda eletromagnética, que inviabiliza o enlace, e que faz emergir as tecnologias de comunicação acústica (ondas mecânicas de som ou de ultra som) como solução.
Também, ocorrem situações onde a presença de ondas eletromagnéticas de comunicações é mitigada e o enlace por onda sonora pode ser uma possibilidade, pelo menos em curtas e médias distâncias.

A leitura de hoje é voltada para explorar como este problema tem sido tratado.

1) Acesse o endereço abaixo e leia o artigo publicado no IEEE Spectrum em  11 Jul 2017. Assista ao vídeo que se encontra no final do artigo

     NATO Unveils JANUS, First Standardized Acoustic Protocol for Undersea Systems
     Disponível em: http://spectrum.ieee.org/tech-talk/telecom/wireless/nato-develops-first-standardized-acoustic-signal-for-underwater-communications

     Vídeo:  NATO sets Standard for Underwater Communication
     Idioma: Inglês         Duração: 01:46

http://spectrum.ieee.org/tech-talk/telecom/wireless/nato-develops-first-standardized-acoustic-signal-for-underwater-communications


2) Navegue pelo site "Girona Underwater Vision and Robotics"

   Disponível em: <http://cirs.udg.edu/>

   No final da página são apontados alguns outros projetos de pesquisa (RESEARCH PROJECTS). Vale a pena navegar por eles e ver os Abstracts e alguns vídeos dos experimentos realizados.
 
Bônus: Leitura complementar (White paper)

       Data over Sound Technology: Device-to-device communications & pairing without wireless radio networks
       A Disruptive Analysis thought-leadership paper     © Disruptive Analysis Ltd, June 2017
       Disponível em: <https://www.chirp.io/docs/data-over-sound-whitepaper.pdf>

Boas leituras e navegação!

Prof.Lourival Moreira
       I\o/T br


sábado, 22 de julho de 2017

Leitura e Navegação do Dia

Tema: IoT - Case -Agronegócio

Tecnologias de IoT possibilitam o monitoramento online e em tempo real dos processos de plantio, preparo do solo, adubação e correção do solo, pulverização e colheita. Os dados obtidos são integrados ao sistema de gestão da fazenda usuária, com análise em tempo real, permitindo aos agricultores acompanhar e tomar decisões em tempo real sobre os processos críticos aos seus negócios.



1) Estude o caso caso do projeto desenvolvido em conjunto pelas empresas SAP e Stara.

    Stara e SAP levam o conceito de IoT para o agronegócio
    Disponível em: <https://assets.cdn.sap.com/sapcom/docs/2016/03/c238b0ed-677c-0010-82c7-eda71af511fa.pdf>
 
2) Assista ao video abaixo, que ilustra este projeto.

    Internet das Coisas revolucionando a agricultura
    Disponível em: <https://www.youtube.com/embed/nsTmeW00iSk>

3) Para refletir: o projeto está baseado na plataforma SAP HANA. O que abrange a SAP HANA?
   Referência:  https://www.sap.com/brazil/developer/topics/sap-hana.html

Meus agradecimentos à Thelma Troise do Tudo sobre IoT (https://facebook.com/tudosobreiot/) que nos trouxe este caso.

Aproveito também para recomendar o Workshop sobre IoT  promovido pelo Professor Gustavo Machado na FIAP,.
(Vide https://www.youtube.com/watch?v=TxbebHXFkkE&t=25s e http://fiap.com.br/shift/curso/tecnologia/internet-das-coisas-para-todos).

Bons estudos!

  Prof.Lourival
    I\o/T br    
Leitura e Navegação do Dia

Tema: IoT - Veículos Autônomos - Cinemática em tempo real (real-time kinematic - RTK)

Um desafio para aplicações de piloto automático em máquinas agrícolas, drones, carro autônomo ou outros veículos autônomos é a precisão de geolocalização necessária (normalmente de centímetros), não fornecida pelo GPS comercial (o sinal do militar, mais preciso, é criptografado e de uso restrito).
A navegação destas máquinas autônomas requer uma cinemática em tempo real (real-time kinematic - RTK) com posicionamento de precisão.



1) Assista ao curto Webinar abaixo.

   Short Webinar: Centimeter‑level precise position with RTK technology
   Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=28_YpdN8Thw>
   Duração:  2:33                 Linguagem: Inglês

2) Reflita: quais as fontes de erro de GPS?

3) Aplicação na agricultura: assista ao pequeno vídeo abaixo.

    Real Time Kinematics (RTK) technology by u-blox
    Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2WO-1E3WJdE>
    Duração:  0:56                 Linguagem: Inglês

4) Caso: máquinas agrícolas autônomas. A fabricante de máquinas agrícolas Stara possui uma estação base que corrige os erros de posicionamento e transmite sinal mais preciso e corrigido para as máquinas. Estude a imagem ilustrativa contida no material abaixo.

     EVOLUTION RTK - Precisão de longo alcance - Imagem ilustrativa
     Disponível em: <http://www.stara.com.br/wp-content/uploads/2015/05/WEB-RTK-POR.pdf>.

Bons estudos!

Prof.Lourival
  I\o/T br

sábado, 15 de julho de 2017

Leitura e Navegação do Dia

Tema:  IoT - Carro autônomo (self-driving car) - Experimento teste

1) Leia a notícia sobre o experimento teste do Projeto Iara, desenvolvido pelo  Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) da Universidade Federal do Espírito Sanato (UFES).

    Carro autônomo da Ufes realiza viagem inédita até Guarapari
    Publicado em 24 de Maio de 2017 - 12:23
    Disponível em: <http://www.ufes.br/conteudo/carro-aut%C3%B4nomo-da-ufes-realiza-viagem-in%C3%A9dita-at%C3%A9-guarapari>


2) Assistir ao vídeo da viagem do veículo autônomo IARA (Intelligent Autonomous Robotic Automobile) de Vitória para Guarapari no Espírito Santo.
O veículo percorreu um caminho de 74km passando por três munícipios da Grande Vitória. Sua velocidade máxima foi de 50Km/h e o trajeto foi feito em pouco mais de 1 hora e 30 minutos.

    Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eTtBR_wX7ys&feature=youtu.be
    Duração: 7:36
    Idioma: Português

    Outros vídeos do projeto estão disponíveis em:  https://www.youtube.com/user/lcadufes

3) Ler o Capítulo 1 da Tese abaixo, em especial a seção "1.3 A brief history of autonomous vehicles"

Licenciate Thesis: Predictive control for autonomous driving with experimental evaluation on a heavy-duty construction truck
Autor: PEDRO F. LIMA
KTH Elecrical Engineering - Stockholm, Sweden 2016

        Disponível em: <https://kth.diva-portal.org/smash/get/diva2:925562/FULLTEXT01.pdf>

4) Para membros do IEEE, ler o artigo:

    Neural-Based Model Predictive Control for Tackling Steering Delays of Autonomous Car  
    Disponível em:  <http://ieeexplore.ieee.org/document/7966403/>

    Boas leitura e navegação!

        Prof.Lourival
             I\o/T br

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Leitura e Navegação do Dia

Tema:  IoT - Tecnologias de acesso - SigFox - Competição

De 07 a 10 de novembro será realizado em Curitiba, Paraná, o evento VII Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering, no qual haverá a Embedded Systems Competition 2017 - WND IoT Challenge para estudantes de Graduação e de Mestrado, patrocinado pela WND, SIGFOX, ARM, and BAITA e com foco no desenvolvimento de sistemas embarcados para aplicações de IoT.

1) Sugiro navegar pelas páginas do evento e da competição, disponíveis em:     Embedded Systems Competition 2017 - WND IoT Challenge
         
2) Os projetos empregarão o transceptor OM2385/SF001 - OL2385 Wireless sub-GHz e o kit de desenvolvimento SIGFOX KL43Z. Documentação técnica pode ser obtida em:
         http://www.nxp.com/docs/en/data-sheet/OL2385.pdf
         http://www.nxp.com/docs/en/quick-reference-guide/OM2385SF001QSG.pdf

        
     Boa leitura e navegação,

         Prof.Lourival
               I\o/T br

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Leitura e Navegação do Dia

Tema:  IoT - Dispositivo - Tecnologias de acesso - Regulação e normas

No Brasil, cabe à ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) administrar o espectro de radiofreqüências, expedindo as respectivas normas, e compatibilizá-las às normas internacionais estabelecidas pela ITU-R.

       

A Resolução Resolução nº 506, de 1º de julho de 2008 republica o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita. Um dispositivo (device) IoT sem fio (wireless) é um "equipamento de radiocomunicação de radiação restrita", portanto, deve estar em conformidade com o estabelecido nesta resolução, que disciplina, principalmente, questões de tempo, frequência, potência e outras características e condições de uso e de transmissão. Da mesma forma, os equipamentos da infraestrutura que dão acesso a estes dispositivos também devem estar de conformidade com a resolução 506.

1) Dê uma passada de olhos nos títulos das seções do Capítulo III (DAS CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE USO) desta resolução, que dá uma idéia da gama de dispositivos e aplicações abrangidos por ela. Quais os dispositivos e aplicações constantes nas seções X e XIII?
       http://www.anatel.gov.br/legislacao/resolucoes/2008/104-resolucao-506

2) A seção XII trata de Sistemas de Identificação por Radiofreqüências (RFID). Recorra ao Artigo 2o da norma e defina o que é um Sistema de Identificação por Radiofreqüência (RFID) ou similar. É sempre diático ler as definições contidas nas normas.

3) Acesse a página da ITU-R especificada abaixo. O que trata este setor da União Internacional de Telecomunicações (ITU - International Telecommunication Union)? Qual a sua missão?
       https://www.itu.int/en/ITU-R/Pages/default.aspx


4) No dia 25 de maio de 2016, em Genebra, Suíça, foi realizada uma sessão do Conselho da UIT, com a participação de Grupos Relatores da Comissão Brasileira de Comunicação (CBC). Acesse a página indicada abaixo e responda. Qual o tema que aparece na relação, que foi tratado pela CBC 2 - Radiocoumicações?
       http://www.anatel.gov.br/institucional/ultimas-noticiass/1145-reuniao-preparatoria-para-o-conselho-da-uit-sera-realizada-nesta-terca-17


Boa leitura!!

Prof.Lourival
    I  \o/ Tbr

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Leitura do dia - Trial Sigfox

Tema: IoT - Trial -  Nova Mutum - Agronegócio - Tecnologia Sigfox

1) Fazer uma leitura da notícia:

PRIMEIRA REDE DE IOT DO PAÍS ENTRA EM OPERAÇÃO EM AGOSTO
http://www.telesintese.com.br/primeira-rede-de-iot-do-pais-entra-em-operacao-em-agosto/

2) Observar a região do país onde será feito o trial e refletir sobre as possibilidades de aplicações da IoT no agronegócio.

3) Atentar para duas questões chaves abordadas na notícia:  custo e viabilidade.

      Boa leitura,

           Prof.Lourival
             I \o/ Tbr

terça-feira, 4 de julho de 2017

Exercício de Leitura e Navegação
Tema: IoT  - Intelligent Transport Systems (ITS) - Use cases - Self driving car
___________________________________________________________
1) Leia a notícia:
Ocado is testing self-driving vans that can deliver groceries in London
http://uk.businessinsider.com/ocado-trials-oxbotica-self-driving-delivery-van-greenwich-london-2017-6

___________________________________________________________
2) Navegue livremente pelo site https://trl.co.uk/.

Veja os depoimentos dos cientistas chefes Richard Cuerden (Chief Scientist, Engineering & Technology), Prof Alan Stevens (Chief Scientist, Transportation) e Dr Helen Viner  (Chief Scientist, Infrastructure) no curto vídeo da página principal do site https://trl.co.uk/.

Procure dar atenção especial aos quatro vídeos disponíveis em:
         Looking to the future of transport science
         https://trl.co.uk/trl-academy/about-trl-academy

Os vídeos são bem curtinhos.
___________________________________________________________

3) Baixe o TRL Annual Research Review 2014/2015 disponível em  https://trl.co.uk/reports/ARR2014-15.   Leia na página 9 os detalhes do Projeto GATEway.
     Responda: quais os objetivos deste projeto?
___________________________________________________________

Leitura Bônus:
         Polícia de Dubai terá carro autônomo de patrulha com reconhecimento facial
         http://g1.globo.com/carros/noticia/policia-de-dubai-tera-carro-autonomo-de-patrulha-com-reconhecimento-facial.ghtml

        Boa leitura !!!

            Prof.Lourival
                I \o/ T br


segunda-feira, 3 de julho de 2017

Leituras selecionadas do dia

Tema: Data Lakes

1) Para obter uma visão panorâmica sobre o conceito de Data Lakes consulte o infográfico apontado pelo link :

http://image-store.slidesharecdn.com/0196efb9-f062-49ab-be55-28a9d0eae5bf-original.jpeg

2) Reflita e responda os questionamentos abaixo.
    (a) O que é um Data Lake (Lago de Dados)?
    (b) Que áreas estão usando Data Lakes?
    (c) Elenque alguns argumentos que justifiquem a importância do uso de Data Lakes.

3) Um recurso ou estratégia mal empregado pode gerar resultados indesejáveis ou ineficazes. Leia o texto indicado abaixo e procure apontar alguns cuidados que devem ser tomados na implantação e gerenciamento de um Data Lake.

Texto:  Data Lakes Don’t End Complexity for IT: How to Avoid Drowning in the Lake

Disponível em:  <http://www.digitalistmag.com/executive-research/data-lakes-deep-insights>
     

            Boa leitura,

                  Prof.Lourival
                                          Fonte: D!gitalist Magazine by SAP


sábado, 1 de julho de 2017

Tema: IoT - Observatório - Estudo “Internet das Coisas"

Estudo “Internet das Coisas"

    De acordo com sua missão de promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira, o BNDES, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) está apoiando um estudo para o diagnóstico e a proposição de plano de ação estratégico para o país em Internet das Coisas (Internet-of-Things - IoT).

   O estudo está sendo conduzido pelo consórcio McKinsey/Fundação CPqD/ Pereira Neto Macedo selecionado por meio da Chamada Pública BNDES/FEP Prospecção nº 01/2016 – Internet das Coisas (Internet of Things - IoT).

   Com o objetivo de realizar um diagnóstico e propor políticas públicas no tema Internet das Coisas para o Brasil, o estudo está organizado em 3 grandes fases: 

        I.    Diagnóstico Geral e aspiração para o Brasil;
        II.  Seleção de verticais e horizontais; e
        III. Aprofundamento e elaboração de plano de ação (2017 - 2022).
---------------------------------------------------------------------------------------

1) Sugiro consultar a  página do plano no site do BNDES.
 
           Estudo “Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil”
           Disponível em: <https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/conhecimento/pesquisaedados/estudos/estudo-internet-das-coisas-iot>

           Especial atenção aos vídeos do Workshop de abertura.

2) Veja como foi o processo de Chamada Pública em 2016.
 
          Chamada Pública BNDES/FEP Prospecção nº 01/2016 – Internet das Coisas (Internet of Things - IoT)
           "Clique" no último link da página anterior.
------------------------------------------------------------------------------------------

     Boa navegação,

          Prof.Lourival

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Leitura do dia: Engineering Privacy

Disponível em:
    https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1085333&rec=1&srcabs=1026974&alg=7&pos=2

        Boa leitura,

             Prof.Lourival

Engineering Privacy

IEEE Transactions on Software Engineering, Vol. 35, Nr. 1, 2009
16 Pages Posted: 5 Sep 2008 Last revised: 5 Aug 2014

Sarah Spiekermann

Vienna University of Economics and Business

Lorrie Faith Cranor

Carnegie Mellon University - School of Computer Science and Carnegie Institute of Technology
Date Written: Jänner/Februar 2009

Abstract

In this paper we integrate insights from diverse islands of research on electronic privacy to offer a holistic view of privacy engineering and a systematic structure for the discipline's topics. First we discuss privacy requirements grounded in both historic and contemporary perspectives on privacy. We use a two-layer model of user privacy concerns to relate them to system operations (data transfer, storage and processing) and examine their effects on user behavior. In the second part of the paper we develop guidelines for building privacy-friendly systems. We distinguish two approaches: "privacy by policy" and "privacy by architecture." The privacy by policy approach focuses on the implementation of the notice and choice principles of fair information practices (FIPs), while the privacy by architecture approach minimizes the collection of identifiable personal data and emphasizes anonymization and client-side data storage and processing. We discuss both approaches with a view to their technical overlaps and boundaries as well as to economic feasibility. The paper aims to introduce engineers and computer scientists to the privacy research domain and provide concrete guidance on how to design privacy-friendly systems.

Keywords: anonymity, privacy, privacy enhancing technologies, engineering

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Mais uma leitura recomendada para hoje:

A network of networks
How will carriers handle the evolution to 5G?
https://dupress.deloitte.com/dup-us-en/topics/emerging-technologies/5g-next-gen-network-of-networks.html

     Em tempo,
                        Prof.Lourival

Leituras recomendadas:

1) What is Blockchain Technology? A Step-by-Step Guide For Beginners
https://blockgeeks.com/guides/what-is-blockchain-technology/

2) Blockchain and IoT - Projects and Case Studies
https://www.postscapes.com/blockchains-and-the-internet-of-things/

      Boa leitura !!!

            Prof.Lourival

quinta-feira, 22 de junho de 2017

IDC Press Release de 14 jun 2017

http://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prUS42799917

Boa leitura!!!

Prof.Lourival


Worldwide Spending on the Internet of Things Forecast to Reach Nearly $1.4 Trillion in 2021, According to New IDC Spending Guide 

[...] The IoT use cases that are expected to attract the largest investments in 2017 include manufacturing operations ($105 billion), freight monitoring ($50 billion), and production asset management ($45 billion). Smart grid technologies for electricity, gas and water and smart building technologies are also forecast to see significant investments this year ($56 billion and $40 billion, respectively). While these use cases will remain the largest areas of IoT spending in 2021, smart home technologies are forecast to experience strong growth (19.8% CAGR) over the five-year forecast. The use cases that will see the fastest spending growth are airport facilities automation (33.4% CAGR), electric vehicle charging (21.1% CAGR), and in-store contextual marketing (20.2% CAGR).

[...]The industries making the largest IoT investments in 2017 are Manufacturing ($183 billion), Transportation ($85 billion), and Utilities ($66 billion). Cross-Industry IoT investments, which represent use cases common to all industries, such as connected vehicles and smart buildings, will be $86 billion in 2017 and rank among the top segments throughout the five-year forecast. Consumer IoT purchases will be the fourth largest market segment in 2017 at $62 billion, but will grow to become the third largest segment in 2021. Meanwhile, The industries that will see the fastest spending growth are Insurance (20.2% CAGR), Consumer (19.4%), and Cross-Industry (17.6%).



quarta-feira, 21 de junho de 2017


Leitura recomendada:

Cyber Education: A Multi-Level, Multi-Discipline Approach
Edward Sobiesk, Jean Blair, Gregory Conti, Michael Lanham, and Howard Taylor
United States Military Academy West Point, New York 10996 USA

http://www.usma.edu/acc/SiteAssets/SitePages/Publications/SIGITE-Cyber.pdf

terça-feira, 20 de junho de 2017

Continuing the march: The past, present, and future of the IoT in the militaryThe Internet of Things in defense

Disponível em:  https://dupress.deloitte.com/dup-us-en/focus/internet-of-things/iot-in-military-defense-industry.html#endnote-20


Tendências

---------------------------------------------------------
1) Leitura 1

ACID = 4 pilares do futuro da tecnologia

Algorithms. Cloud. Internet of Things. Data

Ler em https://www.geekwire.com/2016/future-machine-learning-5-trends-watch-around-algorithms-cloud-iot-big-data/

---------------------------------------------------------

2) Leitura 2

Insights into an Evolving Future

https://media.defense.gov/2017/Jan/13/2001686911/-1/-1/0/NOTES%20FROM%20THE%20EDGE%20-%20MAY%202016.PDF

---------------------------------------------------------

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Exercício
-----------
1) Ler a notícia abaxo:
   Proliferação de dispositivos online aumenta brechas de segurança cibernética
   http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=45397&sid=18

2) Caracterize e descreva os casos:
    a) Mirai
    b) Wannacry

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Leitura recomendada:


Bosch to create radar road “signature” 

maps for high accuracy self-driving


https://techcrunch.com/2017/06/07/bosch-to-create-radar-road-signature-maps-for-high-accuracy-self-driving/?ncid=rss&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+Techcrunch+%28TechCrunch%29

domingo, 16 de abril de 2017

Dweet e Freeboard - Exercício Prático

dweet: IoT publishing and subscribing tool for machines, sensors, devices, robots, and gadgets (we just call them things).  [https://dweet.io/faq]

freeboard: real-time interactive dashboards and visualizations.  [https://freeboard.io]

--------------------------------------------------------------------------------------------
Exercícios
1) Acessar a página do "What's dweeting now?" (Disponível em <https://dweet.io/see>.
2) Escolher uma "coisa" para monitorar em um dashboard.
      Exemplo:  https://dweet.io/follow/calm-patch
3) Fazer o login na sua conta do Freeboard (<https://freeboard.io>).
4) Configurar o dashboard escolhido para visualizar as variáveis disponíveis.

Prof.Lourival
--------------------------------------------------------------------------------------------
Raspberry - Outro simulador - RPi GPIO - Raspberry Pi GPIO Emulator

https://roderickvella.wordpress.com/2016/06/28/raspberry-pi-gpio-emulator/

Have fun!

Prof.Lourival
Raspberry Pi - Simulador - RPi GPIO python simulator

http://blog.withcode.uk/2016/10/rpi-gpio-python-simulator/

Funciona bem no Chrome. Não tão bem no Firefox.

Prof.Lourival
Fritzing


"Fritzing is an open-source hardware initiative that makes electronics accessible as a creative material for anyone. They offer a software tool, a community website and services in the spirit of Processing and Arduino, fostering a creative ecosystem that allows users to document their prototypes, share them with others, teach electronics in a classroom, and layout and manufacture professional pcbs".

Fonte:  http://fritzing.org/home/

sábado, 1 de abril de 2017

Internet das Coisas (IoT - Internet of Things)

FIWARE - Vídeo recomendado:

https://youtu.be/imkta31qjFw